(REFERÊNCIA) EMMI PICKLER
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para ler:
“O que sabe fazer seu filho” (1938)
Neste livro dedicado às famílias apresenta o desenvolvimento motor livre através de fotografias realizadas em observações de mais de cem crianças, assim como conselhos para a educação dos filhos desde a confiança em suas capacidades e o estabelecimento de relações afetivas saudáveis.
Neste livro dedicado às famílias apresenta o desenvolvimento motor livre através de fotografias realizadas em observações de mais de cem crianças, assim como conselhos para a educação dos filhos desde a confiança em suas capacidades e o estabelecimento de relações afetivas saudáveis.
“Mover-se em liberdade. Desenvolvimento da motricidade global” (1969)
Síntese de sua investigação científica sobre o desenvolvimento motor autônomo da criança.
Síntese de sua investigação científica sobre o desenvolvimento motor autônomo da criança.
"Abordagem Pikler: Educação Infantil". Organizadora: Judit Falk. Editora: Omnisciência. 2016.
observações+citações:
Quatro princípios:
"> Valor da atividade autônoma;
> Valor de uma relação afetiva privelegiada e a importãncia da mesma;
> Necessidade de ajudar a criança a tomar consciência dela mesma e do seu entorno;
> Importância de um bom estado de saúde física, que serve de base para a boa aplicação dos princípios precedentes, mas que é também seu resultado." (p.17)
"O adulto somente estimula as atividades de forma indireta, criando as condições de equilíbrio do desenvolvimento emocional e afetivo e do desenvolvimento psicomotor e intelectual:
> Segurança facilitada pelo vínculo profundo e estável e pelo interesse que o adulto tem pela criança;
> Valor afetivo do sentimento de competência que a criança percebe não só nas suas relações com o adulto, mas também naqueles que inicia pela sua atividade autônoma;
> Riqueza e adaptação do entorno da criança, diversidade do material que se coloca à sua disposição, que responde a seus gostos e a suas diversas possibilidades de experimentação em função do seu estágio de desenvolvimento;
> Riqueza da linguagem durante as interações (gestos, palavras e também outros meios de expressão propostos pelo adulto) que permite à criança que se situe de forma conveniente perante os acontecimentos que lhe afetam;
> Respeito pelo ritmo das aquisições motoras de cada criança, que nunca se encontra numa situação que não domina por si mesma, nem se vê forçada a adotar uma postura que ultrapasse suas possibilidades" (p.19)
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